Políticas da Secção

A revista Gregório Semedo: Ciência e Desenvolvimento aceita submissões de artigos em três categorias diferentes: Artigo Original, que apresenta uma pesquisa inédita; Artigo de Revisão, que sintetiza e analisa criticamente a literatura existente; e Editorial, que reflete a opinião ou análise de temas relevantes.

 

EDITORIAL

É um texto para apresentar a visão, opinião ou análise de um tema atual e relevante para a revista, geralmente escrito por membros da equipe editorial ou por um especialista convidado. Não segue a estrutura formal de pesquisa científica e pode conter poucas ou nenhuma referência.

Editoriais Científicos: Representam uma actualização rigorosa ou um esclarecimento interessante sobre um determinado tema.

Editoriais de Opinião: Reúnem pontos de vista ou posicionamentos socio-científicos do autor sobre determinado tema de interesse comum a pesquisadores e profissionais da Educação.

Terão a extensão máxima de 4 páginas e poderão incluir até 4 figuras ou tabelas.

 

ARTIGOS ORIGINAIS

Apresenta resultados de uma pesquisa inédita realizada pelo autor ou autores.  Relata descobertas científicas originais com base em experimentos, estudos de campo, ou análises de dados. Inclui uma metodologia detalhada, resultados, discussão e conclusões.

O manuscrito original deverá ser escrito em Microsoft Word, em fonte Verdana 10, com espaçamento 1,5, margens de 2,5 cm, sem recuos, tabulações ou quaisquer outros atributos de design. Cada página deverá ter entre 28 e 30 linhas.

O manuscrito terá no máximo 20 páginas que incluirão a bibliografia e anexos (se necessário), e um mínimo de 10 páginas sem contar a bibliografia e os anexos, que serão acrescentados ao final.

O artigo original deverá respeitar o formato comummente utilizado para publicação de resultados de pesquisas: Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Discussão (Cada um deles será escrito separadamente, encabeçado pelo nome correspondente sem numeração, por exemplo: Introdução).

São permitidas até 6 figuras e tabelas, com o mínimo de 10 referências bibliográficas e máximo de 15.

Consulte os Requisitos de Uniformidade para Submissões de Manuscritos

 

ARTIGOS DE REVISÃO

Oferece uma visão geral das pesquisas já realizadas, identificando padrões, lacunas, e direções futuras. Não apresenta pesquisa original, mas faz uma síntese de dados de outros estudos.

São fundamentalmente sistematizações de revistas científicas com visibilidade, ou outras publicações em diversos formatos, nas quais é apresentada uma análise crítica, baseada numa revisão exaustiva do que foi publicado sobre um tema. São discutidas e fundamentadas as posições teóricas de quem já os estudou, actualizando-os com base nos novos conhecimentos e/ou experiências empíricas do autor e contribuindo com ideias ou posicionamentos para o estado da arte sobre eles.

São redigidos seguindo a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusões, embora o resumo deva incluir (Introdução, Materiais e Métodos, Resultados e Conclusões).

São permitidas até 6 figuras e tabelas, com 25 referências bibliográficas no mínimo e 40 no máximo.