Formulário de revisão para artigo de revisão

TÍTULO*

Contém a ideia principal ou tema que é abordado (objeto de pesquisa).

Reflete a principal solução do problema investigado.

Leva o leitor a conhecer o que está exposto no resumo.

Expresse informações essenciais.

É composto por 15 palavras ou menos.

Se contiver uma sigla (excepcionalmente), é domínio da comunidade científica nacional e internacional.

Evite usar frases vazias não específicas como: Um estudo de..., Uma investigação de..., Uma revisão de..., Comentários sobre..., Notas sobre..., Observações sobre... .

É composto de um ou vários sintagmas nominais (falta de formas verbais conjugadas).

Evite o estilo de conclusão.

RESUMO*

Digitado em um único bloco de texto.

Oferece um "breve" resumo de cada uma das partes principais do artigo científico: Introdução ou fundamentação, Objetivo, Materiais e métodos, Resultados (os principais) e Conclusão (o principal).

Escrito no passado e impessoalmente.

Não exceda 250 palavras.

As palavras-chave propostas pelo autor obedecem ao tema abordado e são no máximo oito.

Se contiver uma sigla (excepcionalmente), é domínio da comunidade científica nacional e internacional.

Excluem-se tabelas, gráficos, figuras e citações bibliográficas.

Está intimamente relacionado com o título.

Confirma-se que todas as informações aqui fornecidas têm sua origem no corpo do artigo.

INTRODUÇÃO*

Escrito no tempo presente e impessoal.

Um estilo expositivo, descritivo e/ou narrativo é usado

Expressa o contexto subjacente ao problema (estado da arte) S

Sequência cronológica na expressão do estado da arte.

Descreva o quê e o porquê da investigação

Reconheça adequadamente os direitos autorais de outros colegas fazendo referência a eles sempre que usar informações.

Motiva os leitores para a leitura de desenvolvimento.

Finaliza com o objetivo da revisão.

Mencione os métodos usados na seleção e coleta de informações, materiais, etc.

Estabelece critérios para decidir os artigos a serem incluídos ou não na revisão

EM DESENVOLVIMENTO*

Estabelece um fundamento de natureza sistêmica entre as diferentes obras analisadas, o que permite apontar as congruências e contradições existentes na literatura disponível.

Os estudos que têm uma aplicação específica devem ser descritos em detalhes, mas aqueles com resultados comparáveis podem ser agrupados e resumidos brevemente.

A sistematização de referências bibliográficas ou qualquer suporte comunicativo sempre enseja críticas, reflexões, reafirmação dos critérios dos autores do artigo, na ordem adequada, para que o leitor fique atento à evolução do tema abordado.

Uso de léxico científico e estilo adequado à comunicação das ciências da educação

As siglas ou abreviaturas apresentadas são esclarecidas na primeira vez em que são utilizadas e são utilizadas três ou mais vezes no corpo do trabalho.

É realizada uma profunda análise científica que revela contribuições para o estudo das ciências da educação.

CONCLUSÕES*

Há consistência entre as conclusões da revisão e os resultados da análise.

Refletem as posições do autor em relação ao tema da resenha, a partir da sistematização alcançada no desenvolvimento, e das coincidências, discrepâncias e críticas nele registradas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS*

Obedecem ao padrão bibliográfico da APA em sua versão VII.

Há tantos quanto aqueles criados no corpo de trabalho

Eles têm um DOI ou URL que permite que você, como revisor, verifique o conteúdo citado acima 70% do total está em dia (últimos 5 anos, contando o atual, para livros, revistas devem ser dos últimos 3 anos) São 25 no mínimo e 40 no máximo. São tantos quantos forem necessários para abordar os argumentos essenciais dos autores, tanto na introdução quanto no desenvolvimento