Formulário de revisão para artigo original

TÍTULO*

Contém a ideia principal ou tema que é abordado (objeto de pesquisa).

Reflete a principal solução do problema investigado.

Leva o leitor a conhecer o que está exposto no resumo.

Expresse informações essenciais.

É composto por 15 palavras ou menos.

Se contiver uma sigla (excepcionalmente), é domínio da comunidade científica nacional e internacional.

Evite usar frases vazias não específicas como: Um estudo de..., Uma investigação de..., Uma revisão de..., Comentários sobre..., Notas sobre..., Observações sobre... .

É composto de um ou vários sintagmas nominais (falta de formas verbais conjugadas).

Evite o estilo de conclusão.

RESUMO*

Digitado em um único bloco de texto.

Oferece um "breve" resumo de cada uma das partes principais do artigo científico: Introdução ou fundamentação, Objetivo, Materiais e métodos, Resultados (os principais) e Conclusão (o principal).

Escrito no passado e impessoalmente.

Não exceda 250 palavras.

As palavras-chave propostas pelo autor obedecem ao tema abordado e são no máximo oito.

Se contiver uma sigla (excepcionalmente), é domínio da comunidade científica nacional e internacional.

Excluem-se tabelas, gráficos, figuras e citações bibliográficas.

Está intimamente relacionado com o título.

Confirma-se que todas as informações aqui fornecidas têm sua origem no corpo do artigo.

INTRODUÇÃO*

Escrito no tempo presente e impessoal.

É utilizado um estilo expositivo, descritivo e/ou narrativo.

Expressa os antecedentes que sustentam o problema (estado da arte).

Sequência cronológica na expressão do estado da arte.

Descreva o quê e o porquê da investigação. (Situação problemática)

Reconhece adequadamente os direitos autorais de outros colegas, referenciando-os sempre que usar informações, conceitos, etc. dado por estes

A sistematização de referências bibliográficas ou qualquer suporte comunicativo sempre enseja críticas, reflexões, reafirmação dos critérios dos autores do artigo, na ordem adequada, para que o leitor fique atento à evolução do tema abordado.

Uso de léxico científico e estilo adequado à comunicação das ciências da educação.

As siglas ou abreviaturas apresentadas são esclarecidas na primeira vez em que são utilizadas e são utilizadas três ou mais vezes no corpo do trabalho.

Não menciona tudo o que se sabe sobre o tema, mas mostra que se sabe sobre o tema.

Conclui com o objetivo do artigo (não o de todas as pesquisas de que se origina, apenas o do artigo) e o infinitivo com o qual é formulado é o adequado à comunicação da ciência (apresentar, socializar, comunicar , expor).

MATERIAL E MÉTODO*

Está escrito no passado com um estilo descritivo.

Expressa onde e quando o estudo ou pesquisa que serve de base para o artigo é desenvolvido.

Informe o tipo de pesquisa.

Expresse o universo e mostre.

Contém critérios de inclusão e exclusão, se necessário.

Os métodos teóricos e empíricos utilizados são explicados para que os interessados possam repetir o estudo em seu contexto.

Os métodos utilizados estão de acordo com o tipo de pesquisa e possibilitam o cumprimento do objetivo declarado.

Mencione o(s) método(s) estatístico(s) utilizado(s).

Considerações éticas e consentimento informado são explicitados se necessário, dependendo do estudo ao qual o artigo se refere.

Indique o uso de siglas e sistemas de medição, caso sejam utilizados.

Caso seja necessário, deve ser expresso se está em conformidade com os acordos internacionais, etc. (Mencione-o/s)

RESULTADOS*

Eles são escritos no tempo passado e impessoal com um estilo narrativo e descritivo.

Não repetem informações anteriormente expressas na seção Material e Método.

Eles são apresentados em uma sequência lógica e focam nos resultados que resolvem o problema.

São oferecidos dados representativos e não repetitivos.

Correspondem ao tipo de estudo e aos métodos de pesquisa assumidos (cada método empírico declarado deve ter evidência nos resultados).

O texto é utilizado adequadamente como primeira forma e forma ideal de expressá-los.

Se forem utilizadas tabelas, gráficos, figuras ou mapas autoexplicativos, estes não ultrapassam oito e seu conteúdo não se repete no texto.

Utilização de colunas e linhas de forma a permitir a leitura correta das informações que contêm. As tabelas são numeradas em ordem consecutiva com algarismos arábicos.

As tabelas utilizadas têm seu nome no corpo do texto. Ex: o comportamento da síndrome…. (Tabela 1)

  As tabelas têm um título que contém uma indicação clara de seu conteúdo.

O cabeçalho contém a variável a ser operacionalizada, onde e quando. As tabelas contêm os dados primários nos quais o resultado obtido é refletido e as porcentagens são calculadas.

A legenda é usada abaixo da tabela, se necessário.

A fonte é expressa se necessário.

Os gráficos utilizados não reiteram resultados expressos em forma de texto, nem por tabelas anteriores ou posteriores.

As figuras e imagens utilizadas, se forem pessoas, estão adequadamente desfocadas para evitar o seu reconhecimento e, quando necessário, é utilizado o consentimento informado.

Figuras, tabelas, imagens e gráficos são visíveis em uma tela, 100% de visibilidade em documento Word.

As imagens, figuras, etc., utilizadas pelo autor e que não são de sua autoria, contêm as fontes de onde foram extraídas.

O sistema internacional de medidas é usado adequadamente.

Esta seção não contém citações bibliográficas.

DISCUSSÃO*

É expresso no tempo presente, às vezes referindo-se ao passado.

Evite linguagem verbosa, o estilo deve ser simples e preciso com escrita argumentativa.

Não repete resultados, apenas os fundamenta. (os resultados são interpretados e expostos, não são recapitulados)

Mostra as relações entre os fatos observados.

Mostra a coincidência ou contraste dos resultados obtidos com outros estudos realizados anteriormente por outros autores e até mesmo pelo próprio autor.

Mantém uma sequência lógica em relação à forma como os resultados foram expressos.

Observam-se claramente as considerações abordadas pelos próprios autores e as posições assumidas por eles em relação ao resultado obtido.

Se necessário, faz uso da chamada de tabela, figura, gráfico etc. Ex. (tabela 1)

Introduzir adequadamente citações de novos autores que não foram usados anteriormente na introdução.

Aceita discutir exclusivamente os resultados descritos, não infere, não deduz, não se refere a aspectos não demonstráveis através dos resultados ou não expostos no artigo.

Quando apropriado, as consequências teóricas do trabalho e suas possíveis aplicações práticas também são expostas.

No caso de propostas de solução, expressa-se como isso supera o que estava sendo feito, qual sua novidade, sua relevância e atualidade.

Contém aspectos conclusivos que obedecem ou respondem ao objetivo declarado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS*

Obedecem ao padrão bibliográfico da APA em sua versão VII.

São tantos quantos aqueles levantados no corpo da obra.

Eles têm um DOI ou URL que permite que você, como revisor, verifique o conteúdo citado acima.

60% do total está em dia (últimos 5 anos para livros, revistas devem ser dos últimos 3 anos)

São 10 no mínimo e 15 no máximo

São tantos quantos forem necessários para abordar os argumentos necessários dos autores, tanto na introdução quanto na discussão dos resultados.

CONSIDERAÇÕES ADICIONAIS*