O compromisso da UGS com a ética em investigação científica e desenvolvimento sustentável
UGS's commitment to ethics in scientific research and sustainable development
El compromiso de la UGS con la ética en investigación científica y desarrollo sustentable
Hoje, 27 de Setembro de 2024, é mais um dos dias históricos e memoráveis da UGS – Universidade Gregório Semedo, uma das primeiras instituições privadas de ensino superior em Angola, pois, lançamos a nossa primeira Revista Digital sob a designação “GREGÓRIO SEMEDO: CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO”.
Permitam-me que, liminarmente, agradeça ab imo corde a todos quantos se envolveram de corpo e alma e deram à estampa este que constituía um dos mais aguardados projectos da nossa Universidade e, de modo muito especial e penhorado, a todos os ilustres membros da Equipa Editorial, da Equipa Técnica Editorial e da Equipa de Revisores da Revista pelo nível de honra, prestígio e de dignidade que emprestam à “Gregório Semedo: Ciência e Desenvolvimento”.
Neste âmbito não posso deixar de citar – por um elementar dever de justiça – o nome do Prof. Doutor Wilfredo Falcón Urquiaga, Vice-Reitor Científico e Reitor em Exercício da Universidade Gregório Semedo pela sua oportuna iniciativa e pelo seu determinante envolvimento.
Este evento torna-se ainda mais memorável por se enquadrar no âmbito do programa de celebrações do 20.º aniversário da nossa Universidade, bem como do 115.º (centésimo décimo quinto) aniversário natalício do seu Patrono Gregório Semedo.
Estamos pois a saborear merecidamente, malgrado os mil e um obstáculos e desafios, os frutos de 20 anos de uma luta de sacrifícios e de vitórias, baseada nos valores e princípios que constituem o legado do nosso Patrono – Gregório Semedo – um trabalhador escravo que, com apenas 4.ª classe da instrução primária e despojado de bens materiais, resolveu partilhar com os seus semelhantes o melhor que, afinal, detinha, o conhecimento e o sentimento, pois, cedo deu conta que a principal arma de combate à pobreza e à exclusão social era a educação, visto que através do conhecimento o homem se liberta e se torna autónomo, deixando de ser objecto da estratégia do outro e passando a ser sujeito da sua própria estratégia, ou seja, dono do seu próprio destino.
A Universidade Gregório Semedo sempre batalhou, árdua e diuturnamente, para se afirmar na liderança do ensino superior em Angola, criando as condições materiais, académicas, pedagógicas e técnicas necessárias à formação de quadros superiores de alta e reconhecida qualidade, capazes de enfrentar e dar solução aos mais variados e complexos desafios do nosso tempo e do tempo que se nos coloca no nosso horizonte. Afinal, é conhecendo o nosso passado que podemos compreender o nosso presente, perspectivar o nosso futuro e garantir um ambiente seguro e sustentável aos nossos jovens e aos nossos vindouros.
E, a Revista “Gregório Semedo: Ciência e Desenvolvimento” é, sem qualquer tergiversação, um dos valiosos instrumentos que vem reforçar essa batalha de desenvolvimento do pensamento crítico, inovador e empreendedor, sendo, pois, o resultado de um compromisso irrevogável da Universidade Gregório Semedo com um ensino de qualidade e de excelência para o qual a pesquisa e a investigação científicas assumem um indispensável papel.
Com o lançamento da nossa Revista Digital temos como objectivo central proporcionar a realização e divulgação de pesquisas académicas, científicas e tecnológicas nos mais variados domínios do saber, com particular ênfase dos que integram a oferta formativa das nossas 4 Faculdades, designadamente:
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E POLÍTICAS
1. Direito;
2. Legislação;
3. Justiça Estatal e Meios Alternativos de Resolução de Conflitos;
4. Políticas Públicas, Autarquias e Boa Governação;
5. Conservação Ambiental, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável;
FACULDADE DE ENGENHARIAS E NOVAS TECNOLOGIAS
1. Ciências e Inovação Tecnológica;
2. Engenharia Informática;
3. Informática de Gestão;
4. Internet e Comunicação Digital;
5. Ciber Segurança e Gestão de Dados;
6. Inovação, Inteligência Artificial;
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÓMICAS E EMPRESARIAIS
1. Ciências Económicas;
2. Organização e Gestão Empresarial;
3. Finanças, Mercados Financeiros e Mercado de Capitais;
4. Investimento Estrangeiro e Competitividade Internacional;
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO HUMANO
1. Sociedade e Ser Humano;
2. Gestão Estratégica de Capital Humano;
3. Psicologia e Comportamento Humano;
4. Pedagogia, Didática e Metodologias Inovadoras de Ensino-Aprendizagem;
5. Novas Tecnologias Educativas;
6. Desenvolvimento de Talentos;
7. Defesa do Consumidor e Promoção da Cultura de Trabalho.
Mais do que uma mera pesquisa e divulgação de matérias académicas, científicas e tecnológicas, a nossa Revista primará pela verdade e qualidade do seu trabalho, tendo em vista as necessidades cada vez mais prementes das pessoas, empresas e outras instituições e, naturalmente, da própria sociedade no seu labor quotidiano, sendo que, para tal, promoverá um profundo e permanente diálogo inclusivo e construtivo sobre os mais variados temas e assuntos que agreguem valor relevante para a ciência e o desenvolvimento, entre os vários agentes e actores académicos, científicos e sociais, com principal destaque para os investigadores e pesquisadores, docentes e discentes, empresários e associações empresariais, industriais e profissionais, a nível seja nacional, seja internacional.
Nessa perspectiva abrangente e holística, a Revista “Gregório Semedo: Ciência e Desenvolvimento” apresenta-se perante Angola e o Mundo, alinhada com os princípios da Open Science, como uma plataforma aberta e acessível a todos os interessados que, de modo crítico, porém, transparente, construtivo e responsável pretendam participar numa rede autónoma de reflexão e publicação das mais variadas questões académicas, pedagógicas, técnicas, científicas, culturais e sociais, nacionais e internacionais, desejosa de contribuir para o aprofundamento e a partilha do conhecimento e, consequentemente, para o desenvolvimento integral da sociedade global.
Chegados aqui, é imperioso deixarmos clara – ainda que sumariamente – a nossa posição filosófica e axiológica sobre os objectivos e conteúdos fundamentais da nossa Revista.
A ciência, nos seus mais variados domínios e níveis, vem sendo, inquestionavelmente, uma das bases determinantes do desenvolvimento das pessoas, das empresas, das instituições, das nações e do mundo ao longo dos tempos. Graças aos avanços científicos conquistados, o homem e a sociedade humana vêm-se distanciando paulatinamente do mundo natural para o mundo cultural, alcançando em todas as esferas da vida, patamares cada vez mais elevados em termos de nível e qualidade da sua existência.
Sendo isto uma verdade axiomática, não podemos deixar de reconhecer, contudo, que, por vezes – não tão poucas, infelizmente – os avanços científicos têm servido, igualmente, para colocar em perigo o desenvolvimento das sociedades e da própria continuidade da humanidade, principalmente quando os resultados obtidos pela investigação científica e tecnológica são usados em desrespeito ao valores, princípios e regras da moral e da ética.
Pelo exposto – encurtando razões e argumentos – resulta nítida e imediatamente que a ética é imprescindível em todas as nossas actividades de pesquisa, investigação e divulgação científicas para que possamos aumentar e melhorar o nosso conhecimento, sim, mas usando-o de forma responsável para a preservação e o progresso sustentado da humanidade, da sociedade e das futuras gerações, com base no respeito pela dignidade da pessoa humana, justiça social e pela biodiversidade.
Assim sendo, deixamos aqui o nosso mais veemente apelo para que, no âmbito da nossa Revista, como a própria designação sugere, a Ciência, o Desenvolvimento e a Ética estejam e caminhem permanentemente, não só interligados, mas acima de tudo, interdependentes.
Efectivamente, sendo o objectivo último da Ciência, o Desenvolvimento, não há Desenvolvimento que dispense a Ética. Logo a Ciência só é digna desse nome se for na base da Ética.
Quero, neste momento muito importante e de particular e justificado orgulho para nós – os Gregorianos, ontem, hoje e sempre – reiterar os meus mais sinceros e profundos agradecimentos a todos quantos se envolveram directa e indirectamente na concepção e criação da 1.ª Revista Digital da Universidade Gregório Semedo, convidando a todos que juntem a sua satisfação e alegria à nossa e celebremos juntos o lançamento da Revista “UGS: Ciência e Desenvolvimento” com votos de que tenhamos muitos e sustentados sucessos.
Bem haja!
José António Lopes Semedo.
Fundador e Magno Chanceler da Universidade Gregório Semedo
https://orcid.org/0009-0001-2225-4269
jalsemedo@yahoo.com.br
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial 4.0 Internacional